26 maio

Como criar servidor de Ragnarok – Tutorial Completo

como criar servidor de ragnarok

Como criar servidor de Ragnarok

Ferramentas e requisitos necessários:

Antes de aprendermos a como criar servidor de Ragnarok, será necessário um editor de texto para abrirmos e editarmos os scripts. Escolha um dos dois, ambos são bons:

Criar servidor de RagnarokSublime Text
Site: 
https://www.sublimetext.com/
Download: Clique aqui
Resumo: 
O Sublime Text é um software multiplataforma de edição de texto, no entanto utilizado por muitos desenvolvedores para editar código-fonte, escrito em linguagem Python.

Criar servidor de RagnarokNotepad++
Site:
https://notepad-plus-plus.org/
Download:
Clique aqui
Resumo:
Notepad++ é um editor de texto e de código fonte de código aberto sob a licença GPL. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows. O Notepad++ é distribuído como um Software livre.

 

 

Emuladores:

Será um passo essencial para criar servidor de Ragnarok, é necessário escolher um emulador e conhecer suas principais características. Emuladores de Ragnarok são diferentes, por mais que a diferença seja pequena.. existirá em fórmulas, estabilidade, frequência de atualizações e desenvolvimento. Vou listar aqui Emuladores de Ragnarok usados atualmente, segue a lista:

Criar servidor de RagnarokbrAthena
Fórum:
https://forum.brathena.org/
GitHub:
https://github.com/brAthena/brAthena20180924
Resumo: Disponível em SQL, possui sistemas próprios e NPCs traduzidos. Segue atualizações do Hercules.

 

Criar servidor de RagnarokHercules
Fórum: http://herc.ws/board/
GitHub:
https://github.com/HerculesWS/Hercules
Resumo:
Disponível em SQL e possui sistemas próprios. Política interna de lançar atualizações no GitHub (fórmulas principalmente) somente quando há certeza do funcionamento. Características de estabilidade em formulas, desempenho, plugins e afins. Após o eAthena, esse é o segundo melhor emulador para uso de Pre-Renewall.

 

Como criar servidor de RagnarokrAthena
Fórum:
 https://rathena.org/
GitHub: https://github.com/rathena
Resumo: Possui sistemas próprios, Política interna de lançar atualizações rapidamente com formulas padrões sem muitos testes, focado em trazer novidades. Database mais atualizado, peca no termo de fórmulas, porém, é o mais indicado para quem quer fazer um servidor de Terceiras Classes.

 

Como criar servidor de RagnarokCronus Emulator
Fórumhttps://forum.cronus-emulator.com/
GitHubhttps://github.com/Cronus-Emulator/Cronus
Resumo: Não possui sistemas próprios. Seguia atualizações do Hercules, porém, o desenvolvimento está parado a quatro anos e sem previsão de volta. É o qual menos indico a usar nessa lista.

 

Utilitários:

Serão essenciais para nosso passo-a-passo de como Criar servidor de Ragnarok, será útil para você também no dia-a-dia para uso doméstico. Segue a lista:

Como criar servidor de RagnarokVisual Studio Express 2017
Site: 
https://visualstudio.microsoft.com/
DowloadClique aqui
Resumo: Microsoft Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic, C, C++, C# e F#. Ferramenta necessária para compilar emuladores em Desktop.

 

criar servidor de RagnarokGit
Site: 
https://gitforwindows.org/
DowloadClique aqui
Resumo: Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo.

 

criar servidor de RagnarokTortoiseGit
Site: 
https://tortoisegit.org/
DowloadClique aqui
Resumo: O TortoiseGit é um cliente de controle de revisão Git, implementado como uma extensão shell do Windows e baseado no TortoiseSVN. É um software livre liberado sob a Licença Pública Geral GNU.

 

Como criar servidor de RagnarokVertrigoSrv
Site: 
https://www.vswamp.com/?lang=pt
DowloadClique aqui
Resumo: VertrigoServ foi desenvolvido para criar um fácil e altamente profissional instalador de Apache (servidor web – HTTP), PHP (lingagem de programaçăo dinâmica), MySQL (multithread, multi-utilizador, SQL Database Management System), SQLite (sistema de gestăo de bases de dados, de acordo com ACID), SQLiteManager (ferramenta web based para gerir as bases de dados SQLite), PhpMyAdmin (ferramenta escrita em PHP para administrar as bases de dados MySQL) e Zend Optimizer (que aumenta a performance em 40%) para a plataforma Windows. Com um único instalador, todos os componetes săo instalados num único directório e podem ser usados imediatamente após a instalaçăo.

 

Baixando Emulador:

Vamos lá! baixei todos os utilitários e tenho todos os pre-requisitos, o que faço? Hora de baixar emulador de ragnarok escolhido por você. O exemplo aqui usado será rAthena e iremos rodar em localhost (no seu computador). Esse passo será importante em como criar servidor de Ragnarok!

Como criar servidor de Ragnarok

Clique com o botão direito em sua Área de Trabalho, crie uma pasta onde iremos chamar de Como criar servidor de ragnarok.

Após isso, clique com o botão direito do mouse na pasta Como criar servidor de ragnarok.

Escolha TortoiseGit -> Configurações ou Settings

Em geral colocar C:\Program Files\Git\bin (caminho padrão MSysGit) no caminho Git.exe

Clique em OK. Clique com o botão direito na pasta Como criar servidor de ragnarok e selecione a opção Git Clone.

Coloque o URL https://github.com/rathena/rathena

Clique em OK.

Espere até o processo de clonagem terminar, após terminar, seu emulador de ragnarok estará baixado em seu PC e pronto para compilar e configurar.

 

Compilando Emulador:

Para fazermos nosso emulador de ragnarok funcionar.. precisaremos compilar o mesmo. Então vamos lá!

Lembrando que, o emulador de ragnarok que estamos utilizando nesse tutorial é rAthena. Na pasta de arquivos do rAthena é fornecido arquivos de solução e projeto, é necessário que qualquer emulador de ragnarok tenha esses arquivos para compilar. É necessário um Visual Studio a partir de 2013.

1. Abra o rAthena.sln na sua pasta criada no começo do tutorial chamada Como criar servidor de ragnarok.

2. Você pode precisar selecionar o conjunto de ferramentas desejado para poder compilar com sucesso.

3. Clique com o botão direito do mouse no nó da solução no lado direito da tela no Solution Explorer. Isso deve ser rotulado Solution ‘rAthena’ (x projects) e selecione Build solution. Se você compilou o servidor antes, é recomendável usar a solução Rebuild, pois isso força a compilação de todos os componentes, não apenas daqueles que foram alterados desde o último processo de compilação.

como criar servidor de ragnarok

4. Se a compilação foi bem sucedida, os executáveis ​​foram gerados e estão na mesma pasta chamada como criar servidor de ragnarok, os arquivos são: login-server.exechar-server.exe e map-server.exe.

 

Configurar phpMyAdmin:

Após baixar o VertrigoSrv, instalar e executar.. Entre no seu phpMyAdmin: http://127.0.0.1/phpMyAdmin. A senha será vertrigo/vertrigo ou admin/vertrigo. É necessário criar um novo banco de dados, então clique em Criar banco de dados. Coloque o nome da sua base como padrão coloque “Ragnarok” e clique em “Criar”.

Como criar servidor de Ragnarok

Após isso, você irá criar um novo utilizador e criar permissão para isso. Sendo utilizador ragnarok e senha ragnarok com todas permissões.

Após isso, você irá importar os arquivos main.sql e logs.sql no banco de dados chamado Ragnarok que você criou. Os arquivos o qual você irá importar estão localizados na pasta sql-files.

criar servidor de Ragnarok

criar servidor de Ragnarok

Após a importação, procure a tabela login e você escolherá deixar usuário e senha como s1/p1 (padrão) ou modificá-los. (É recomendado modificar caso for para uma VPS)

Após todos esses processos, crie sua conta. Você aprendeu a baixar o emulador, compilar e agora a primeira parte de configuração no phpMyAdmin.

 

Configurando IP e PORTAS do seu servidor:

Este passo é crucial e o passo final para colocarmos nosso emulador de ragnarok online e encerrar nosso tutorial relacionado a Como criar servidor de ragnarok.

 

Acesse sua pasta “conf” na pasta de nosso emulador chamada Como criar um servidor de ragnarok.

como criar servidor de ragnarok

Lembre-se de que, o exemplo dado aqui tem intenção em executar o servidor localhost (Sua maquina). Se teu desejo for rodar em VPS, modifique o IP 127.0.0.1 para o IP de sua VPS.

Arquivos a serem modificados:
1. conf/char_athena.conf
2. conf/map_athena.conf
3. conf/inter_athena.conf

char_athena.conf:
Caso queira, poderá modificar a opção “s1/p1” onde corresponde a um usuário e senha para seu emulador, caso for rodar em sua maquina.. deixe s1/p1, caso for em VPS.. tenha cuidado e modifique isto! 😉  (Terá que ser o mesmo usuário e senha na tabela login no phpMyAdmin)
Em //login_ip: 127.0.0.1, retire o comentário //, ficando: login_ip: 127.0.0.1
Em //char_ip: 127.0.0.1, retire o comentário //, ficando: char_ip: 127.0.0.1

map_athena.conf:
Modifique o s1/p1 para usuário e senha, ambos seguros. (Terá que ser o mesmo usuário e senha na tabela login no phpMyAdmin)
Em //char_ip: 127.0.0.1, retire o comentário //, ficando: char_ip: 127.0.0.1
Em //map_ip: 127.0.0.1, retire o comentário //, ficando: map_ip: 127.0.0.1

inter_athena.conf:
Não será necessário modificar nada, iremos deixar padrão. Caso for rodar em VPS, é necessário a modificação para sua segurança.

Após isso, é clicar em runserver e rodar o emulador em seu computador. Nas próximas aulas iremos aprender a fazer nossa pasta para entrar em nosso servidor!

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *